sábado, 13 de abril de 2013




IDOSOS CORREM 12 VEZES MAIS RISCO DE MORRER DE DENGUE



Levantamento do Ministério da Saúde (MS) divulgado no dia(10/04/2013) mostra que pessoas acima dos 60 anos têm 12 vezes mais risco de morrer de dengue do que as de outras faixas etárias. Os idosos representam 42% do total de óbitos registrados nos primeiros três meses deste ano (132). Por conta disso, o ministério recomenda que essas pessoas procurem imediamente os serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sinais da doença, que são: febre, dor de cabeça – algumas vezes mais localizada atrás dos olhos – e dores nas articulações.
De acordo com a pasta, o motivo desse risco elevado ainda não foi completamente esclarecido, mas pode estar relacionado com a maior prevalência, nessa faixa etária, de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.
O ministério destacou ainda que o paciente com suspeita de dengue não deve tomar remédios que contenham ácido acetilsalicílico em sua composição, como a Aspirina.  A recomendação é que a pessoa tome bastante água, sucos e água de coco para se hidratar.
Balanço
Nos três primeiros meses deste ano, dez estados brasileiros apresentaram alta incidência de dengue e concentraram 74,5% dos casos notificados no país.  De 1º de janeiro a 30 de março, os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás registraram índices que vão de 304,9 até 3.105 casos por 100 mil habitantes. O MS  considera três níveis de incidência de dengue: baixa (até 100 casos por 100 mil habitantes), média (de 101 a 300 casos) e alta (acima de 300). A média nacional é de 368,2 casos/100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário