sábado, 30 de março de 2013

Cuidado com a Dengue

ISSO E DENGUE, DIVULGUEM PARA VER SE ALGUMAS PESSOAS POSSAM COMEÇAR A VASCULHAR SUAS RESIDENCIAS E ACABAR COM ESSA DOENÇA QUE PODE MATAR.

sexta-feira, 29 de março de 2013

QUE TODOS TENHAM UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A SUA VIDA ,SEUS OBJETIVOS,E NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS SE VOCÊ INSISTIR UM DIA VAI CHEGAR AONDE QUERIRA.

                                                      FELIZ PÁSCOA

E NÃO SE ESQUEÇAM A DENGUE SE COMBATE TODOS OS DIAS


quarta-feira, 27 de março de 2013


Empenho da população faz a diferença na redução de casos de dengue.


De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), anunciado peloMinistério da Saúde na segunda-feira (25), o número de casos de dengue no Brasil no começo de 2013 quase triplicou em relação ao mesmo período de 2012. Apesar de os casos graves terem diminuído 44% e o número de mortes reduzido em 20%, a elevação na quantidade de casos de dengue se deve a circulação de um novo tipo da doença, o DEN 4. Um dos quatro tipos de dengue existentes no país e, segundo o levantamento, responsável por mais de 52% das amostras verificadas nos casos confirmados da doença.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o DEN 4 foi identificado no Brasil no final de 2010 e é muito parecido com os outros tipos. “Toda vez que a gente tem um novo sorotipo chegando a estados onde ele nunca circulou, ele encontra todo mundo suscetível. Os outros sorotipos a gente tinha praticamente em todos os estados do Brasil tendo epidemia, como aconteceu em 2010 com a recirculação do DEN 1 que chegou a um milhão de casos. Agora o DEN 4 encontra todo mundo suscetível, porque ninguém teve e isso faz com que a gente tenha esse aumento no número de casos. Ele começou a percorrer em 2011, 2012 e agora começou a atingir municípios grandes. De lá para cá começou a se disseminar e a gente considera que ele está praticamente em todos os estados do Brasil. Mas ele vai se disseminando de uma maneira menos rápida que os outros”, explica o secretário.
A maior parte dos focos de dengue é encontrada em residências. Por isso, a cooperação da população é fundamental no combate à dengue. O mosquito só se reproduz em locais que têm água parada. Logo, toda casa corre o risco de se transformar em foco para o Aedes aegypti. O Ministério da Saúde pede que todos façam parte dessa luta. Veja se na sua casa existe foco da dengue e ajude a passar as informações de prevenção adiante. É muito fácil e, além de proteger a sua saúde, você protege a sua família.
Como combater a dengue:
  • Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
  • Lave com escova e sabão os utensílios usados para guardar água;
  • Vire todas as garrafas com a boca para baixo;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada fora do alcance de animais;
  • Mantenha bem tampado a caixa, tonéis e barris d’água;
  • Encha de areia, até a borda, os pratos de plantas.
Para mais informações ou para denunciar um foco de dengue próximo a sua casa, procure a Secretária de Saúde.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INICIA-SE EM ABRIL


VACINAÇÃO NÃO SE ESQUEÇA,IMPORTANTE PARA VOCÊ TER UMA VIDA SAUDÁVEL.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que neste ano será realizada entre 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional.

O público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúdeé vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do público-alvo. A campanha irá contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) – Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.
Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, o Ministério da Saúde está enviando aos estados e municípiosR$ 24, 7 milhões, recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.
Durante a apresentação da campanha, o ministro fez um apelo para que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. “É importante que estas pessoas, com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de vacinação e levem a prescrição”, explicou Padilha.
O ministro ressaltou ainda que neste ano, o Ministério da Saúde decidiu incluir também as mulheres em puerpério (45 dias após o parto) porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação,  a vacina ajuda a proteger o bebê.
PRESCRIÇÃO - Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.
Profissionais da Saúde – A coordenadora do PNI lembra que os profissionais da Saúde, presentes no grupo prioritário, devem tomar a vacina por dois principais motivos. “Este é o grupo que tem o maior contato com pessoas que estão doentes, alguns vulneráveis para complicação, e podem ser fonte de transmissão do vírus. Além disso, estes profissionais precisam estar vacinados para garantir que os serviços da saúde continuem funcionando. O principal objetivo é que eles não adoeçam para garantir o funcionamento dos serviços de saúde”, completa a coordenadora.
Ana Paula Ferraz / Comunicação Interna do Ministério da Saúde


Cientistas do Inpa desenvolvem um inseticida feito com cravos-da-índia


Substância que existe no cravo-da-índia mata as larvas do Aedes Egypti.
Pesquisa durou dois anos e os cientistas apresentam agora uma fórmula.


O cravo-da-índia está em qualquer supermercado nas prateleiras de condimentos. Ele é usado para dar um gosto especial a algumas receitas. Tem um cheiro bem característico por causa do Eugenol, uma substância que tem se mostrado também eficiente no combate as larvas do mosquito da dengue
O Eugenol já era conhecido como um agente antipragas, mas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, decidiu testá-lo contra o Aedes Egypti e viu, em laboratório, que as larvas morrem em 24 horas em contato com uma mistura de cravo e água.
“Até mesmo nos reservatórios de água não tem problema o uso porque o cravinho é comestível. Com isso, qualquer pessoa pode lançar mão que funciona", explica Ilea Brandão Rodrigues, pesquisadora do Inpa.
A fórmula está em processo de patente, mas pode ser feita em casa: é só bater no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. É a concentração ideal para manter o efeito. Não precisa peneirar. A mistura deve  ser guardada na geladeira por até um ano. A aplicação também é simples. “Doze gotas para cada litro,pratos pequenos de 15 centímetros serão aplicadas três gotas. Pratos médios, o número de gotas a ser aplicadas passa de quatro. A mistura tem um efeito de aproximadamente 14 dias", garante Eunice Moreira, pesquisadora do Inpa.
Os testes foram feitos em várias casas, como a do cozinheiro Gilson Brasil, que aprovou a fórmula do cravo e manteve outros cuidados de prevenção. "As garrafas, se tiver, sempre de boca para baixo. Jogar sempre aquelas águas que ficam embaixo do vaso. Essa fórmula ajuda a matar mesmo esse negócio de larvas”.
Extraído do jornal hoje

terça-feira, 26 de março de 2013

Mitos e Verdades sobre a dengue


=> A dengue não tem tratamento certo.

 MITO a dengue tem tratamento,vários medicamentos adequados são repassados para o paciente entre eles, o repouso, beber líquidos  bastante, cuidados médicos.


=> Comer cabeças de alho e complexo B ajudam a evitar a picada do mosquito.

 MITO . É verdade que o nosso suor fica com odor, mas não evita a picada do Aedes aegypti.
=> Misturar substâncias como aguá sanitária na água elimina as larvas

 VERDADE. A água sanitária ela tem um enorme poder de inibir a evolução o crescimento das larvas.
=> Posso pegar a dengue mais de uma vez.

 VERDADE . Existem quatro sorotipos do vírus da dengue.Quando uma pessoa é picada por um mosquito que transmite o vírus diferente ela pode contrair mais de uma vez a dengue.
=> Posso usar excessivamente o repelente, contra o mosquito.

 MITO . O repelente afasta um pouco o mosquito,mas depois que a temperatura da pele ficar mais baixa o mosquito volta, com o repelente a pele fica mais quente, então o mosquito não aparece.

=> Em ambientes mais frios o mosquito não costuma picar?
Mito: O mosquito não só sobrevive como pica da mesma forma no frio ou no calor.
=>O mosquito costuma ficar em uma distância de até 1,20 m do solo?
Verdade: O mosquito não costuma voar acima de 1,2 m do solo, por isso, picadas nas pernas podem ser mais comuns.
=>Dengue só dá em água limpa?

Mito: A larva do mosquito pode aparecer em águas paradas, sejam elas limpas ou sujas.

                                                                                                              Extraído do Portal da Dengue

COMO DE PREVENIR CONTRA A DENGUE

cuidado com a dengue

dengue em porto alegre


Porto Alegre tem 99 casos confirmados de dengue

Destes, 41 pegaram doença em outro estado e 58 contraíram na cidade.
Partenon é o bairro onde residem a maioria das pessoas com a doença.


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre divulgou nesta terça-feira (26) que a capital gaúcha está com 99 casos de dengue confirmados. Destes, 41 são de pessoas que adquiriram a doença em viagem a outros estados e 58 são autóctones (doença contraída na cidade).
Do total de pacientes com a doença contraída em Porto Alegre, 29 residem no bairro Partenon, quatro no Santana, quatro no São José, quatro no Santo Antônio, três no Navegantes, três no Jardim Botânico, dois no Santa Maria Goretti, dois no Chácara das Pedras, dois no Bom Jesus, dois no Cristal, um na Vila Jardim, um no Humaitá e um no Rio Branco.
Até o dia 23 de março, foram investigados 539 casos suspeitos de dengue em Porto Alegre, sendo que 490 são moradores da capital. Dos residentes em Porto Alegre, 225 casos foram descartados, 99 confirmados e 166 (dos quais 96 sem histórico de viagem a outros estados) ainda aguardam o resultado do exame, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).


Extraído de G1.com

segunda-feira, 25 de março de 2013

SINTOMAS PARECIDOS DOENÇAS DIFERENTES

CUIDADO COM A DENGUE POIS OS SINTOMAS SÃO PARECIDOS COM OUTRAS DOENÇAS.
QUALQUER SINAL OU SINTOMAS PROCURE IMEDIATAMENTE UM CENTRO MÉDICO,NÃO TOME REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA. 




domingo, 24 de março de 2013

MENSAGEM PARA REFLETIR


PARA REFLETIR


Nunca diga que algo é impossível
As coisas são no máximo improváveis
Mas nunca são impossíveis.
Nunca desista antes de tentar e se você for se arrepender de algo, não se arrependa do que você fez e sim do que você deixou de fazer.
Porque tentar e errar, é ao menos aprender, enquanto nem mesmo tentar, é desperdício. Não desperdice nenhuma chance da sua vida, afinal a sorte não bate todo dia à sua porta.
Tenha discernimento para saber o que é certo e o que é errado, tenha sua própria cabeça, não se deixe influenciar, mas saiba ouvir sempre a opinião dos outros e saiba admitir seus erros.
Seja humilde e sempre fiel a Deus, você é um dos soldados dele e está aqui em busca da felicidade, da sua e da dos outros. Procure-a, ela está dentro de você!
E você com certeza a merece! Corra atrás de seus sonhos, porque sem eles não chegamos a lugar nenhum, não se conforme. Vá atrás do que você quer, LUTE!!!!
A vida é bela e as esperanças nunca devem acabar. Assim como também não deve acabar o amor que existe dentro de nós.
Saiba sobreviver às tristezas, Saiba se erguer após cada queda e saiba amar sem medo, pois o medo não nos traz nada, apenas leva….
Saiba se entregar por inteiro, abaixar todos os escudos e dizer: EU ME RENDO!
Ame de corpo e alma, mesmo que depois esse amor acabe. Aproveite cada momento, cada segundo do seu viver, pois é como dizem, no fim, o que conta, não são os anos de sua vida e sim, a vida em seus anos.
Então, espero sempre que seus anos sejam cheios de vida. Não deixe morrer esse anjo que há dentro de você, esse anjo chamado AMOR. Esse anjo que dá toda a luz necessária para a nossa vida. Deixe ele livre para reinar em seu coração, pois só assim seu espírito continuará livre do mal e se você tiver a sua alma protegida por esse anjo, nada de ruim vai lhe tocar, pois você estará sempre ao lado de Deus.
Não tenha ódio por ninguém, mesmo que desejem o pior pra você, pois se você tiver ódio, seu escudo cai e ai sim, poderão lhe atingir. Tenha apenas pena dessas pessoas, pois elas mataram o anjo que existia em seus interiores e se esqueceram que somos todos iguais, Filhos de Deus e que merecemos respeito, carinho, amor e felicidade.
Toda vez que você passar por algum momento difícil, erga sua cabeça, olhe para o céu e diga: O Senhor está comigo e vai me ajudar! Por que essa é a realidade, ELE sempre estará nos ajudando. Só que as vezes ficamos surdos a sua ajuda e não percebemos o quanto ELE nos ama.
Chegamos até ao ponto de pensar que ele nos abandonou, quando na verdade, nós que O abandonamos. Reze e agradeça, pois ELE nos deu o maior presente de todos: A VIDA! !!
.
Fonte: Mensagens e Poemas

Casos de dengue no Brasil quase triplicam no início de 2013.

Cinco estados estão com epidemia da doença e as regiões Norte e Nordeste estão em atenção máxima.


Os casos de dengue no Brasil quase triplicaram nesse início de 2013, cinco estados estão com epidemia da doença e as regiões Norte e Nordeste estão em atenção máxima.
Para o governo, o momento é de alerta geral. É preciso redobrar as ações de prevenção e ficar atento à água, lixo acumulado e evitar os criadouros do mosquito. Já ao governo, cabe preparar a rede de saúde para identificar os sintomas precocemente, sem demora.
É só o começo do período de transmissão da dengue no Brasil e já há epidemia em cinco estados: no Mato GrossoMato Grosso do SulGoiásAcre e Tocantins.204 mil pessoas contraíram dengue nas sete primeiras semanas do ano, quase o triplo do número registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 70.489.
A boa notícia é que apesar do crescimento no número de casos, houve queda de 20% nas mortes por dengue e de 44% nos casos graves da doença. Mas, o alerta continua, principalmente por causa de uma variação da doença: a dengue tipo quatro.
“Toda pessoa que já teve um tipo de vírus de dengue, se pegar outro tipo de dengue tem um risco maior de desenvolver um caso grave. Por isso a importância das equipes de saúde estarem preparadas porque foi isso que levou à redução do numero de óbitos e casos graves” 
A fase mais intensa de transmissão da dengue vai até maio. A partir de agora, a preocupação é principalmente com a região Nordeste, onde os casos costumam aumentar entre março e abril.
Um levantamento do ministério da saúde mostrou que 267 municípios do país têm risco de epidemia e quase a metade deles está no Nordeste. Nessa região, o trabalho de prevenção deve se concentrar nos reservatórios de água, onde foram encontradas mais de 70% das larvas do mosquito. 
Já no Sudeste, a preocupação é com as plantas dentro de casa. Nas regiões Norte, Centro Oeste e Sul, é o lixo que concentra a maior parte dos focos. 
A história mostra que a presença do mosquito transmissor no país é antiga. O Aedes Aegypt teria chegado ao Brasil em navios negreiros, no século XVII. Mas só no começo do século XX, em 1908, um estudo relacionou o mosquito à transmissão de doenças tropicais. Ele já estava presente em várias regiões urbanas, principalmente no litoral.
E em 2006 já estava em todos os estados brasileiros. “O mosquito da dengue encontrou no Brasil, tudo o que ele precisava, ou seja, bastante calor e umidade praticamente o ano todo. Então a gente vai ter conviver com a dengue todos os anos, até que chegue a vacina, porque aí sim corta esse ciclo entre  presença do mosquito e circulação do vírus no Brasil”,Hoje são 267 municípios com o risco de epidemia e outros 487 em situação de alerta. Há mais 17 mil casos em Goiânia.




Notícia extraída do Bom Dia Brasil de 26/02/2013

COLETA DE LIXO

Não coloque LIXO nas ruas quando o carro da coleta não passa, verifique com a prefeitura de sua cidade os dias e horários que o caminhão da coleta passe.lixo nas ruas e em terrenos baldios é foco para  Dengue, preserve a natureza e combate o mosquito da DENGUE









Como armazenar água da chuva


Maneira correta de se armazenar água da chuva,faça a diferença e acabe com a DENGUE


Cuidado com as calhas, devem ser limpas e sem água parada.A dengue pode Matar.

Se você não for utilizar as tampinha de garrafa jogar no lixo e amarrar o saco.